Fechar

O edifí­cio se local­iza no bairro da Gamboa, Zona Por­tuária do Rio de Janeiro, em uma região preser­vada pelo Insti­tuto Rio Patrimônio da Humanidade, denom­i­nada APAC – Área de Pro­teção do Ambi­ente Cul­tural.

Esta região, também con­hecida como Pequena África, se tornou lar de afro-brasileiros à procura de tra­balho e senso de comu­nidade durante o século XIX. Hoje se destaca como um grande polo cria­tivo em busca da democ­ra­ti­za­ção da cul­tura, através da con­tinuidade entre pas­sado e pre­sente.

O pro­jeto do Edifí­cio Gamboa propõe a recu­per­ação das fachadas exter­nas orig­i­nais e a demolição interna quase total para se ade­quar ao pro­grama de uso misto dese­jado, sendo com­er­cial no térreo e res­i­den­cial no pavi­mento supe­rior.

Diver­sos ele­men­tos inter­nos foram preser­va­dos para mem­o­rar os proces­sos da con­strução, como a mar­cação da parede demol­ida; o pór­tico em forma de arco, agora descas­cado, rev­e­lando os tijo­los e camadas de tinta pre­ex­is­tentes; a porta em madeira de demolição que dá acesso à área externa, em cujas pare­des se mantém a demar­cação dos anti­gos ban­heiros em azulejo azul.

*O espaço com­er­cial pro­je­tado abriga a Gale­ria Asfalto, neste momento com a exposição O Fastio da Terra e O rei do gado” da artista Alice Lara.

Em breve mais infor­mações e fotos da área res­i­den­cial do Edifí­cio Gamboa.

Ficha Técnica

Pro­jeto estru­tural: Cerne Engen­haria
Pro­jeto de ilu­mi­nação: Laríssa Amorim
Curador: Marcio Harum
Fotos: Felco