O edifício se localiza no bairro da Gamboa, Zona Portuária do Rio de Janeiro, em uma região preservada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, denominada APAC – Área de Proteção do Ambiente Cultural.
Esta região, também conhecida como Pequena África, se tornou lar de afro-brasileiros à procura de trabalho e senso de comunidade durante o século XIX. Hoje se destaca como um grande polo criativo em busca da democratização da cultura, através da continuidade entre passado e presente.
O projeto do Edifício Gamboa propõe a recuperação das fachadas externas originais e a demolição interna quase total para se adequar ao programa de uso misto desejado, sendo comercial no térreo e residencial no pavimento superior.
Diversos elementos internos foram preservados para memorar os processos da construção, como a marcação da parede demolida; o pórtico em forma de arco, agora descascado, revelando os tijolos e camadas de tinta preexistentes; a porta em madeira de demolição que dá acesso à área externa, em cujas paredes se mantém a demarcação dos antigos banheiros em azulejo azul.
*O espaço comercial projetado abriga a Galeria Asfalto, neste momento com a exposição “O Fastio da Terra e O rei do gado” da artista Alice Lara.
Em breve mais informações e fotos da área residencial do Edifício Gamboa.