Fechar

Edifí­cio Gamboa (não con­struído)
Gamboa, Rio de Janeiro
500m²

Lev­an­ta­mento: mar/​2018

Ilus­tração: Gio­vanna Scal­fone

O edifí­cio se local­iza no bairro da Gamboa, Zona Por­tuária do Rio de Janeiro, numa região preser­vada pelo Insti­tuto Rio Patrimônio da Humanidade, denom­i­nada APA – Área de Pro­teção Ambi­en­tal.

O pro­jeto propõe a recu­per­ação das fachadas orig­i­nais, man­tendo sua relevân­cia histórica, e a demolição de estru­turas anexas sem valor arquitetônico, trans­for­madas em um novo edifí­cio que mantém o diál­ogo com o exis­tente, na lógica dos alin­hamen­tos e dos mate­ri­ais.

A ocu­pação na edi­fi­cação pré-exis­tente per­manece em uso misto, esta­b­elec­i­men­tos com­er­ci­ais no térreo e residên­cias acima. Com sua demolição inte­rior quase total, o novo layout dispõe de três lojas e duas residên­cias, se ben­e­fi­ciando do pé dire­ito alto através dos mezani­nos, com afas­ta­men­tos e dimen­sões dentro das exigên­cias legais. A inter­venção propõe um pátio interno que ven­tila e ilu­mina os espaços mais reclu­sos, além de garan­tir a metragem de área con­struída deter­mi­nada.

Na con­strução anexa o uso cor­po­ra­tivo é pri­or­izado em seus três pavi­men­tos. Os mate­ri­ais uti­liza­dos na fachada frontal ressaltam a sim­pli­ci­dade e sobriedade da forma: base em con­creto polido e plano supe­rior como um sólido branco, com aber­turas que reforçam as linhas, repetições e ele­men­tos pelo desenho já esta­b­ele­cido no edifí­cio exis­tente.